miércoles, 12 de noviembre de 2008

Tierra a la vista!

516 anos do descobrimento da América

O dia 12 de outubro de 1492, às duas horas da madrugada, se escutou o famoso grito: tierra a la vista! Chegaram a América Latina a Pinta, a Niña e a Santa María, as três embarcações dos expedicionários espanhóis que tinham como objetivo chegar às Índias (nome genérico do Oriente), evitando a travessia do Mediterrâneo que era dominado por comerciantes italianos e muçulmanos.

Era a ilha de San Salvador (Chamada pelos índios de Guanahaní), mas os espanhóis estavam seguros de que era a zona oriental do continente asiático e a denominação de Índio vem precisamente dessa confusão. Colón morreu acreditando que as novas terras eram parte da Ásia e ainda seguem divergências sobre a data que descobriram e se realmente era um novo continente. A nova terra estava habitada por o povo Lucayo ou Taíno, que como descreveu Colón em seu diário, eles caminhavam desnudos e nadavam até os navios para lhes oferecerem presentes. Colón fez mais quatro viagens, chegando a centro América e a Venezuela. Paralelamente, os portugueses chegaram em 1500 ao Brasil, tentando também um novo caminho para a Ásia e acabarem por encontrar as costas do continente. Depois, o processo de colonização se realizou primordialmente por quatro povos: espanhóis, portugueses, ingleses e franceses, acompanhado da chegada de toda Europa curiosa pelo novo continente, fugindo das guerras, pragas e fatalidades ocidentais pelos cinco séculos seguintes.

“Descubrimiento de América” é o termo utilizado para a chegada de Cristóbal Colón com sua tripulação no novo continente. Significa o encontro de dois mundos diferentes que se desconheciam mutuamente. América latina foi um dia a nova esperança do mundo. Descobriram-nos e nos encontraram com ouro, prata, alimentos, recursos naturais, novas espécies, novas culturas. Ainda hoje somos os principais produtores agrícolas e muitas economias dos países de primeiro mundo continuam construindo-se com recursos e mão de obra latina.

Cada ano, hispanoamerica comemora esta data. A chamam de “dia da raça”, “dia da hispanidade” e incluso "Dia da Resistência Indígena" como crítica as conseqüências que trouxe este ato. Este momento histórico, que cumpre 516 anos, não deve ser esquecido e ainda menos nos começos de um milênio com crise de alimentos, novas e controversas leis de imigrantes, guerra de combustíveis, conflitos econômicos e políticos.

América é uma mistura de culturas, idiomas e raças, porém esquecemos que realmente cada país e cada cultura são peças importantes de um todo, de um continente, e como a teoria dos sistemas, esse todo precisa de cada uma de suas partes para existir. Agora não falamos de um povo, falamos do mundo, do universo, da humanidade e América não pode ficar atrás. Todos os países de América compartem não só uma historia, também compartem um presente e um futuro na era da aldeia global.

No hay comentarios: